Folha do ES
Ter, 15 de Out

Home   Política     Brasil


Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem é lançada

Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem é lançada

Os trabalhos desta Frente Parlamentar serão direcionados a ajudar os homens a superar as dificuldades em cuidar da sua saúde.

  Por Redação

  22.agosto.2019 às 14:13Atualizado em 22.agosto.2019 às 14:28

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) lançou, nesta quarta-feira (21), a Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem.

Sérgio Vidigal, que é médico, comenta que a Frente Parlamentar tem como objetivo trabalhar para transformar a realidade da assistência médica e cuidados preventivos de agravos à saúde do homem brasileiro em suas diferentes faixas etárias.

“Assim, a nossa proposta, a partir do lançamento desta Frente, é quebrar a barreira contra o preconceito, pois este e a falta de informação impedem que muitos homens consultem o médico regularmente e realizem os exames necessários para o diagnóstico precoce de doenças os atingem”, ponderou Vidigal, que é o presidente do colegiado.

O deputado cita dados divulgados, em 2015, pelo Ministério da Saúde, os quais indicam que as principais causas de mortalidade masculina entre 20 e 59 anos são evitáveis ou preveníeis se tratadas e acompanhadas de forma precoce.

“Logo, o Estado precisa viabilizar o acesso universal e igualitário à informação, aos serviços públicos de saúde e a todas as ações que promovam, protejam e recuperem a saúde do homem.”

lObjetivos da Frente

Os trabalhos desta Frente Parlamentar serão direcionados a ajudar os homens a superar as dificuldades em cuidar da sua saúde.

“Visamos, portanto, facilitar o atendimento integral ao homem, priorizando as atividades preventivas, oferecendo informações sobre as doenças mais comuns e as medidas a serem tomadas, assim, haverá maiores chances de que os índices de doenças diminuam.”

Assim, a Frente buscará ampliar a participação do homem na comunidade, através de conferências, participação nos conselhos de saúde, no planejamento e na melhoria do sistema público de saúde.

Também tem como finalidade fomentar a criação de núcleos voltados para a saúde do homem nos mais diversos âmbitos, nas três esferas do governo.

Ainda incentivar a formação de Frentes da Saúde do Homem nos Estados, Distrito Federal e Municípios, dentro das competências e responsabilidades de cada esfera legislativa, com os mesmos propósitos desta Frente Parlamentar, ampliando, assim, o alcance das medidas aqui propostas.


Fonte: Folha do ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo do Leia-se para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Leia-se. Todos os direitos reservados.