A convenção do Republicanos, que confirmou o nome de Diego Libardi à Prefeitura de Cachoeiro, serviu também para sinalizar o que vem por aí nesta campanha. Com um discurso corajoso e contra o continuísmo, Libardi não poupou críticas ao sistema político atual que impera no município, nem à união de grandes empresários em torno do seu principal adversário, Theodorico Ferraço.
“Vamos dar um basta nessa história do ‘rouba mas faz’, como se isso fosse digno de alegria. É possível fazer política com honestidade. Os ricos e poderosos podem se unir para continuar mandando na cidade, mas em toda a nossa caminhada já mostramos coragem para romper este ciclo político que está desmoronando nosso município. Ou Cachoeiro acaba com esse continuísmo e esse modelo perverso vai acabar com Cachoeiro”.
Embora não cite nomes, o discurso faz referência à união de alguns mega empresários em torno de Ferraço, que tem como vice Juninho Corrêa, filho do dono da empresa Cofril.
“Os ricos e poderosos podem ter os institutos de pesquisas, mas nós temos o apoio do povo nas ruas. E nas ruas a pesquisa é outra. Nas ruas o clamor popular é por renovação. Cachoeiro tem jeito, mas precisa romper este ciclo.”
Em ascensão na vida pública, ocupando recentemente diversos cargos importantes, Libardi lembrou que a administração atual não permite pensamentos ultrapassados, nem imposição pessoal diante das instituições consolidadas pela democracia. As críticas têm alvo também: o ex-prefeito Ferraço, conhecido por governar com mão de ferro e nenhum diálogo.
“Não se governa como há décadas. Conceitos ultrapassados que não respeitam as instituições e nem as pessoas, já não cabem no exercício do poder. O tempo não é de soco na mesa, nem de mentiras. O tempo é de diálogo e conhecimento atualizado da gestão pública. Seguir no caminho do atraso é manter Cachoeiro nesse ciclo que só beneficia os mais ricos. É por isso que alguns poderosos trabalham pela candidatura do meu principal adversário”.
Assista um trecho:
Dr. Bruno Resende, Allan Ferreira e Amaro Neto
No evento, que também confirmou os candidatos a vereador dos partidos Republicanos e Agir, Libardi recebeu o apoio dos maiores aliados, os deputados Dr. Bruno Resende e Allan Ferreira. O trio firmou uma união pela transformação em Cachoeiro e criou o “Movimento Energia para Renovar”, que tem promovido diversos encontros para construção de um plano de governo participativo.
“Estamos construindo um grupo cuja essência é a união, humildade e honestidade, e cada vez mais pessoas que acreditam na boa política estão do nosso lado”, afirmou.
Quem também participou da convenção foi o deputado federal Amaro Neto, que tem marcado presença nos eventos da candidatura de Libardi na cidade.
“Cachoeiro é uma cidade de intelectuais, um pólo não só do Estado, mas do Brasil. Mas a cidade está desorganizada, esquecida, sem investimentos. O povo cachoeirense tem uma chance de ouro para mudar a história e, com Diego e Rafaela, voltar a ser uma cidade que é protagonista no desenvolvimento”, afirmou.
A vice da chapa
Rafaela Donadeli, pré-candidata a vice na chapa de Diego, por sua vez, enfatizou a importância da representatividade feminina na política e reforçou que sua principal bandeira é a saúde.
“Quem conhece a minha trajetória sabe que sou uma mãe, uma profissional de saúde que sempre se empenhou para fazer a diferença na vida das pessoas. Estou cansada de ver na política pessoas oportunistas, que vivem de mentiras e promessas vazias. Mas quando eu saio de casa, deixando minhas duas crianças, e vou para a rua não é para falar mentiras, não é somente por mim, mas é porque eu quero transformar a vida das pessoas que mais precisam. Estou na política por amor e porque acredito que é possível oferecer mais dignidade e humanização, tanto para o time de profissionais da saúde, quanto para a população usuária do SUS”, afirmou.