ELEIÇÕES 2024: Seis pré-candidatos empatados em Itapemirim-ES

A disputa entre précandidatos está acirrada dentro da margem de erro

A disputa para a as eleições de prefeito de Itapemirim-ES promete ser uma das mais disputadas de todos os tempo. No quesito estimulada, dentro da margem de erro de 3,97%, estão empatados tecnicamente seis pré-candidatos: Paulo Toledo (Republicanos), 3,29%Dr. Antônio (União Brasil), 12,29%Geninho (PDT) 12,29%João Bechara (PSDB), 11,46%Vinicius Caprini (PL), 10,63%; e Alex Wingler (7,64%), segundo o LEIA PESQUISA

O Instituto entrevistou 602 pessoas acima dos 16 anos, sede e interior, com margem de erro de 3,97% e confiabilidade de 95%. O trabalho de campo aconteceu nos dias 3 e 4 do corrente mês. A pesquisa está registrada no TSE sob o número ES-01107/2024.

pesquisa espontânea (quadro acima), quando não se apresenta relação dos nomes dos pré-candidatos, apresenta número expressivo de indecisos: 57,64%,. Curiosamente, 20,76% citaram nomes estranhos ao certame eleitoral, ou seja, que não são ou não se apresentam como pré-candidatos com diluição de nomes avulsos. Responderam ninguém ou optam por brnacos e nulos cerca de 6,64%. As poucas menções obedecem a ordem da estimulada. Observar os quadros.


A susrpresa da estimula (quando se apresenta ao entrevistado a relação de nomes em pizza) fica por conta do atual prefeito, Doutor Antônio, encontrar-se entre os demais players da corrida sucessória, o que sugere rejeição ao seu governo, mesmo que a pesquisa não tenha apurado o grau de rejeição de cada pré-candidarto. Está com a máquina na mão. Paulo Toledo, também conhecido como Paulinho da Graúna desponta bem. Ele é presidente da Câmara do Município. Enfim, o jogo está em aberto para Geninho, João Bechara, Vinícius Caprini e Alex Wingler. Ainda tem uma maratona para percorrer passando pelas convenções até outubro. Pode haver desistência e os apoios a cada um dos citados vão fazer a diferença.Pela tabela, que, conquistar maior numero dos que estão indecisos, 24,42%, número alto para pesquisa estimulada, tem chances maiores de pegar as chaves da Prefeitura de Itapemirim.


Com este quadro acima, percebe-se que os seis estão empatados mesmo com inclinações favorecendo os acima de dois dígitos. Basta comparar o menor índice do pré-candidato com melhor performance em tese e verificar e cruzar os dados dentro da margem de erro de 3,97%. Paulinho da Graúna pode ficar com 9,32% na margem para menos e Alex Wingler pode chegar a 11,61% para a margem para mais. Somente Jesus Gomes perde em todas as situações, com pouca possibilidade de êxito nas atuais eleições em Itapemirim.