Pesquisa: Euclério absoluto em Cariacica-ES com 86,83% dos votos válidos

O prefeito Euclério Sampaio com hegemonia na espontânea e na estimulada, sendo o menos rejeitado

A reeleição do prefeito de Cariacica, ES, Euclério Sampaio (MDB), está praticamente carimbada com selo de segurança da ordem de 86,83% dos votos válidos, segundo o Instituto LEIA PESQUISA. Dentro do mesmo critério, excluindo os não sabem e brancos e nulos, os seus adversários Célia Tavares (PT) e Ivan Bastos (PL) figuram com apenas 4,67% e 4%, respectivamente. O medebista pode bater recorde de votos no ES, proporcionalmente, vencendo o primeiro turno com larga vantagem.

A distância dos seu adversários se apresentam em todos os quadros, tanto na menção espontânea como na estimulada. No recall espontâneo, Euclério Sampaio está validado em 45,67%, com os adversários Célia Tavares (PT) com 2,33% e Ivan Bastos com 2,00%. O prefeito na estimulada pula para 70,33%. A petista sobe para 5,67% e o candidato do Bolsonaro com 5,00%. Ver quadros abaixos com números absolutos e respectivos percentuais.

ESPONTÂNEA

ESTIMULADA

Além de ostentar um patamar fora da curva na história eleitoral de Cariacica, o prefeito Euclério Sampaio é também o menos rejeitado por somente 3,67% dos entrevistados . Já a petista que disputou o pleito passado de 2020 contra o prefeito está fixada com 26,17% no primeiro lugar em rejeição, seguida do candidato de Magno Malta no Município com 14,50%. Não rejeita ninguém, 30%. Não sabem e nem responderam 25,67%.

REJEIÇÃO

Conclusão

Essa condição de hegemonia do prefeito Euclério Sampaio deriva da sua boa gestão que transformou Cariacica em canteiro de obras nunca antes visto pelo eleitorado, sem mencionar a  sua capacidade de converter adversários em aliados ao longo do seu mandato. Mantendo esse escopo, será um líder de grande pontencial para influenciar as futuras eleições, podendo ele próprio ser protagonista para algum cargo eletivo de maior patente. 

O Instituto LEIA PESQUISA entrevistou 600 eleitores acima de 16 anos nos dias 16 e 17/08. A margem de erro é de 4% e a confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-ES sob a inscrição do número 07162/24.